Espírito






Espírito do Taekwondo
1 - Cortesia
2 - Integridade
3 - Perseverança
4 - Auto Controle
5 - Espírito Indomável

O Taekwondo é uma arte que implica uma maneira de pensar e de viver e particularmente de instaurar a civilização moral e generalizar o poder da justiça.

O Taekwondo é também conhecido como um dos melhores métodos de desenvolver e intensificar as características emocionais e psicológicas, que tornam a nova geração capaz de aprender e participar das exigências sociais dos seus iguais, seja qual for seu sexo, idade ou estado social.

Cada movimento de Taekwondo é desenhado cientificamente, com um propósito específico, e um instrutor de qualidade pode assim desenvolver no estudante a crença de que o sucesso é possível a qualquer um. A constante repetição ensina a paciência e a resolução de transpor todos os obstáculos. O tremendo poder (corpo-mente), desenvolve a auto confiança para enfrentar qualquer adversário, em qualquer lugar ou em qualquer situação. O combate ensina a humanidade, coragem, vigilância e agudeza de espírito, faculdade de adaptação e auto controle. As posições próprias ensinam a flexibilidade, graça, equilíbrio e coordenação de movimentos, enquanto que os exercícios fundamentais ajudam a desenvolver todas as ações conscientes e subconscientes.


Ao início de cada aula cada atleta deve fazer um Juramento, tendo em mente que esse Juramento deve ser mentalizado mesmo sem a cobrança do Professor ou Acompanhamento dos demais atletas.
Meditação Individual:

Eu Prometo
1 - Observar as regras de Taekwondo.
2 - Respeitar o instrutor e meus superiores.
3 - Nunca fazer mau uso do Taekwondo.
4 - Construir um mundo mais pacífico.
5 - Ser campeão da liberdade e da justiça.


Filosofia do Taekwondo
O principal objetivo do Taekwondo é eliminar a luta, desencorajando a opressão do fraco pelo forte, com um poder que deve ser baseado no humanismo, justiça, moralidade, sabedoria e fé ajudando assim a construir um mundo melhor e mais pacífico.

Nos últimos anos tem havido um surto de violência e de perda de moralidade em todos os níveis da sociedade, especialmente entre jovens; evidentemente, existem várias razões para isto. Muitos psicólogos acham que este problema deriva da frustração. Os especialistas dizem que pessoas desorientadas são na realidade um setor desiludido da sociedade, procurando valores e importância no que ele consideram um mundo decepcionante, materialista e absurdo,só voltado para as guerras, o racismo e a decadência. Infelizmente, no entanto, em vez de canalizarem a sua extraordinária energia e potência no sentido construtivo, demasiados reagem com fúria cega, destruindo em vez de construir, ou meramente fugindo a tudo isso, isolando-se através da droga e dos seus próprios mundos de fantasia. Presentemente, a tendência de o mais forte dominar o mais fraco parece estar no seu cume. De fato, o mundo atual vive o que se chama época corrompida .

Isto deriva não só do instinto de sobrevivência, mas também de um mundo material e científico superdesenvolvido. O primeiro conduz os jovens a um materialismo e egoísmo extremo, enquanto o segundo torna os seres humanos amedrontados, embora representando um papel importante no bem estar social.

Fonte: http://www.tkdgaucho.com.br/historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog